Escadório de Penegude - Vila Cova

06-JUN-2020

Escadório de Penegude - Vila Cova

A Junta de Freguesia com a colaboração de um morador local, levou a efeito a conclusão do designado "Escadório de Penegude", que liga a Rua das Alminhas (à cota mais baixa), à Rua de Penegude (à cota mais alta), no Lugar de Vila Cova de Cima, em Vila Cova.

No passado, existia aqui um carreiro ingreme e perigoso, talhado nos rochedos aí existentes, que ao longo do tempo se tornou impraticável e ao abandono, constituindo um ponto de acumulação de resíduos e vegetação daninha.

Há já bastante tempo, um morador local, cuja sua propriedade ladeia este trajeto do domínio público, iniciou sob a autorização da Junta de Freguesia de então, e com a colaboração de outros vizinhos, a execução de um escadório, a parir da zona de cota mais alta, tendo sido executado cerca de metade do trajeto, ficando por executar a parte de mais difícil concretização, na sequência de ausências do país.

Recentemente, encontrando-se aquele morador por cá em confinamento, na sequência da Pandemia Covid-19, propôs que a Junta de Freguesia suportasse o custo dos materiais necessários, sendo a mão-de-obra por si oferecida, o que foi aceite.

Deste modo, e desta forma, em parceria e colaboração graciosa daquele cidadão, bem como, da contribuição de vizinhos, as quais aqui enaltecemos, foi possível levar a bom porto a concretização desta obra, estando assim, o escadório à disposição do público, na sua totalidade.

  • Partilhar