União de Freguesias de Vila Cova e Feitos

Caracterização

Vila Cova

Vila Cova é a freguesia mais extensa do concelho de Barcelos, com uma área de 1.295 hectares, e também uma das mais populosas. Esta freguesia está afastada cerca de dez quilómetros do centro urbano de Barcelos e oito de Esposende, estendendo-se o seu território entre a E.N. 103 (Barcelos-Viana) e a E.N. 103-1 (Barcelos-Esposende).

A freguesia de Vila Cova tem vindo a constituir um foco de atracção, por se situar no centro geográfico de um vale que desce das vertentes a norte da freguesia dos Feitos até ao rio Cavado. E toda a rede viária rural deste extremo do concelho de Barcelos se interliga de forma radial a partir de Vila Cova para as freguesias vizinhas de Curvos, Vila Chã, Gemeses e Palmeira de Faro (concelho de Esposende), assim como para todas as confrontantes do concelho de Barcelos – Feitos a norte, Vilar do Monte e Creixomil a nascente e Perelhal a sul.

 As acessibilidades de Vila Cova são razoáveis. A construção do acesso de ligação à A 28, constituiu um marco importante para este efeito.

A malha viária que interliga este conjunto de freguesias é servida por uma rede de transportes públicos e escolares que confluem ou desaguam em Vila Cova, permitindo a deslocação de pessoas e centrando aqui vários serviços e equipamentos de interesse colectivo.

Neste contexto geosocial são prestados aqui diversos serviços e desenvolvidas várias actividades destinadas às populações das freguesias vizinhas, beneficiando dos seguintes equipamentos e serviços:

Extensão de Saúde de Vila Cova – Serve as populações das freguesias de Vila Cova, Perelhal, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos e Curvos.

Centro Social – O Centro Social de Vila Cova presta serviço de apoio domiciliário a 45 idosos, distribuídos pelas freguesias de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos, Palmeira de Faro e Palme. Desenvolve também apoio a 45 crianças do primeiro ciclo com serviço de cantina e ATL.

Escola EBI – Funciona em Vila Cova uma Escola Básica Integrada, com ensino até ao nono ano, destinada a alunos das freguesias de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte, Feitos e Curvos.

Agrupamento de Escolas de Vila Cova – Está sedeado nesta freguesia um agrupamento de escolas que abrange todos os estabelecimento de ensino e jardins-de-infância das freguesias de Vila Cova, Perelhal, Mariz, Creixomil, Vilar do Monte e Feitos.

Casa do Povo de Vila Cova – Nas instalações da Casa do Povo são desenvolvidas diversas actividade e cursos de formação, destinados às populações das freguesias circunvizinhas.

Outros serviços existentes em Vila Cova: Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia,   Área de Serviço, multibanco, apostas mutuas  e outros. A freguesia de Vila Cova possui um património multicultural vasto e muito rico. A sua história, tradições, usos e costumes, dão-nos o testemunho da sua grandeza no passado, mas essencialmente valorizam e enriquecem o seu presente. O estudo e  divulgação desse património tem merecido a dedicação de alguns investigadores e instituições.

As excelentes estruturas de enquadramento de que Vila Cova dispõe auguram um bom desenvolvimento e progresso. A sua localização perto do mar, com acessos rápidos aos grandes centros, e conservando as características rurais, com as suas encostas abrigadas de norte e abertas a sul, tendo o mar no horizonte, fazem desta terra um local óptimo para se viver. Também a sua história e património contribuem para esta dinâmica e preponderância da freguesia de Vila Cova.



Feitos

Feitos fica na encosta do monte Sªº Gonçalo com 480 m de altura e virada ao mar, no qual se vê Esposende e Fão. Lateralmente encontra-se também o monte São Mamede e o da Serra, do cimo destes montes a vista alcança o infinito, como os montes do Gerês, Sameiro, Sª Luzia, Povoa do Varzim e o mar numa grande extensão. Feitos é atravessada pela estrada nacional 103 e fica a 7 km de Barcelos, 10 de Esposende e 22 de Viana do Castelo.
                                                                 
Feitos fica rodeado pelas freguesias de Fragoso, Palme, Vila Cova, Vilar do Monte, e Tamel Sta Leocádea. No passado, Feitos vivia da pastorícia, e da agricultura com os seus rebanhos de ovelhas e cabras, onde de manhã cedo ao som de um toque agudo os proprietários dos gados soltavam os mesmos para os caminhos aí o pastor do dia, ou seja a pessoa que estava destinada a guardar os rebanhos nesse dia os encaminhava para os montes até ao fim do dia. Aqui a maioria dos habitantes tambem cultivavam o linho que depois de semeado e ter produzido era arrancado tirada a semente demolhado no ribeiro durante 9 dias e secado ao sol tambem durante 9 dias era apanhado e levado a um moinho próprio para se tirar a fibra para se espadelar e fiar para depois ser tecido aonde era produzido os panos e bordados de linho.

Junto ao ribeiro existiam 12 moinhos de água que pertenciam a vários proprietários que moíam o milho para ter a farinha para os animais e para cozer a broa de milho.
 Hoje em dia não funciona nenhum moinho e também não se cultiva o linho.

A freguesia de Feitos anteriormente Santiago de Enxate, nos fins do século dezasseis e princípios do dezassete começaram a estender se mais para norte por ser mais solhoso e mais seco. Em 1689 era benzida a nova igreja que tinha sido transladada do lugar da seara para o lugar que se encontra se hoje, com a mudança da igreja tambem vieram varias imagens como a Sra. Da guia, Sr. Crucificado, a Sra. das dores e a Sra. do Rosário. Passaram alguns anos e imagens estas, que ainda se encontravam nos altares da igreja excepto a Sr.ª do Rosário que esta depois de ser dada como degradada, foi arrumada para ser mais tarde queimada como de costume nessa época, só que quando foram buscar ela encontrava-se totalmente renovada e em bom estado, e por esse motivo chamaram-lhe desse momento de Sr.ª dos Milagres que se venera ainda hoje nesta freguesia no segundo Domingo de Agosto.

Na construção da actual igreja construirão também um torreão com dois sinos que mais tarde em 1934 foi concluída a torre existente que com três sinos e um relógio que tocava o sino todas as horas e meias horas.
Em 1939 foi construído o cemitério paroquial que mais tarde foi ele também aumentado para as dimensões actuais, pois antes disso os corpos eram depositados no adro e dentro da igreja.
Na década de 80 foi esta mesma igreja remodelada, e aumentada lateralmente na parte da capela-mor. No exterior também foi alargado o adro que ficou com mais espaço e mais assecível.
Feitos é atravessada pela antiga estrada Real Porto a Santiago de Compostela, esta estrada bifurcava em dois ramais no início da freguesia e juntava no fim desta, uma destas passava junto à Fonte dos Mortos e mais curta mas, no Inverno quase intransitável pela abundância das águas, a outra passava junto à actual igreja paroquial mais longa, mais agreste, mas mais seca. Nesta estrada existia um nicho de alminhas que ainda existe. Na outra via junto à fonte dos mortos existia umas alminhas e uma forje que depois da abertura da Estrada Nacional 103 foram mudadas para junto desta e as alminhas actualmente ainda existe. Aqui passaram vários Reis e Rainhas sendo uma das últimas a passar D. Maria II numa litreira puxada por dois cavalos e onde as pessoas deslocavam-se às bermas para verem passar o cortejo real.

Feitos no princípio do séc. XX tinha uma elevada taxa de analfabetos, os que sabiam ler e escrever ensinavam os seus familiares e outros recorriam a escolas das freguesias vizinhas só mais tarde em 1931 foi inaugurada a primeira escola bem no centro da freguesia, onde as crianças a começaram a frequentar. Em 1959 foi inaugurada a nova escola de uma sala no alto das cruzes, e no ano 1980 foi aumentada para duas salas.
Feitos actualmente vive da construção civil e têxtil. Na freguesia existem algumas micro-impresas, também existe uma mercearia e dois cafés. Um destes é o café do Galo onde no seu exterior se encontram várias esculturas das quais sai um enorme galo conhecido Mundialmente.

© 2021 União de Freguesias de Vila Cova e Feitos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia